Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio

Autores

  • José Pedro Schardosim Simão UFSC – Araranguá, SC –
  • João Paulo Cardoso de Lima UFSC – Araranguá, SC –
  • Willian Rochadel UFSC – Araranguá, SC –
  • Juarez Bento da Silva UFSC – Araranguá, SC – Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41701

Resumo

Neste trabalho é relatada a experiência de desenvolvimento e implantação de uma aplicação voltada à utilização de experimentação remota em dispositivos móveis como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem. A geração que hoje frequenta a escola vive rodeada de tecnologia, porém, o paradigma tradicional de ensino por vezes se mostra inflexível e acaba deixando de lado o ensino individualizado. O modelo apresentado é baseado na interação entre dispositivos móveis, o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e dispositivos físicos acessados e controlados remotamente. O acionamento de dispositivo físico (experimento) é efetuado através de um comando enviado a partir de um dispositivo móvel a um sistema computacional, baseado em microcontrolador, que por sua vez retorna resultado do experimento ao usuário. Todo este processo é acompanhado on-line, via streaming de vídeo, produzido por uma câmera IP. O modelo desenvolvido está sendo aplicado, através de projeto piloto, em escola de educação básica da rede pública de ensino em turmas da 2ª série do ensino médio.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

SIMÃO, J. P. S.; LIMA, J. P. C. de; ROCHADEL, W.; SILVA, J. B. da. Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41701. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41701. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos