Fórmula (-1): desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem e estratégias para a aprendizagem das operações com números positivos e negativos

Anuar Daian Morais, Cristiano Lopes Lima, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Resumo


Nesse artigo apresentamos uma proposta de Objeto Digital para Aprendizagem (ODA) para promover a aprendizagem de operações com números inteiros sob a perspectiva da teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Para auxiliar na construção do ODA, foi aplicado um conjunto de dezoito situações problemas para 25 crianças da 6ª série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação de Porto Alegre. A análise dos resultados obtidos serviu como subsídio para a implementação de algumas modificações no ODA e que serão descritas neste trabalho. De caráter experimental, esse trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado tendo como objetivo desenvolver um conjunto de objetos virtuais para aprendizagem das estruturas Aditivas e Multiplicativas sob a perspectiva dos Campos Conceituais de Vergnaud.

Palavras-chave


objetos digitais de aprendizagem, matemática, operações com inteiros

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.14689

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916