APRENDIZAGEM, MENTORIA E CULTURA ORGANIZACIONAL DE APRENDIZAGEM: O ESTUDO DE CASO DA PERFORMANCE CONSULTORIA E AUDITORIA

Autores

  • Constantino de Carvalho Oliveira Neto Iuni Educacional - Unime Salvador
  • Jader Cristino Souza-Silva Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Palavras-chave:

Mentoria, Cultura Organizacional de Aprendizagem, Aprendizagem Organizacional

Resumo

Na literatura sobre aprendizagem organizacional, alguns autores (DONALDSON; ENSHER; GRANT-VALLONE, 2000; BOZEMAN; FEENEY, 2007) sinalizam para o fato de que existem ambientes organizacionais que são mais propícios do que outros em relação ao desenvolvimento de processos de aprendizagem. Outros pesquisadores (JOO; LIM, 2009) afirmam que os valores e crenças presentes numa cultura organizacional afetam como as pessoas reagem e se comportam em relação ao processo de aprendizagem organizacional. Ora, sendo a mentoria marcadamente uma modalidade de aprendizagem organizacional, pode-se presumir que a cultura organizacional é um forte elemento influenciador para que um contexto organizacional seja mais ou menos propício ao desenvolvimento da mentoria. Assim, o artigo tem como propósito investigar como a cultura organizacional influencia o processo de mentoria em uma organização de consultoria e auditoria. A abordagem da pesquisa empírica foi fundamentalmente qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso simples e a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC), visando à interpretação dos achados empíricos. Como resultado e resposta ao problema dessa investigação constataram-se, na organização estudada, três categorias de valores que exercem forte influência no surgimento e desenvolvimento de mentorias, a saber: Valores ligados à valorização do desenvolvimento técnico-profissional, à valorização da interação social e à valorização do ser humano.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constantino de Carvalho Oliveira Neto, Iuni Educacional - Unime Salvador

Graduado em Administração com Mestrado Acadêmico em Administração. Leciona disciplinas como Comportamento Organizacional, Teoria Geral da Administração e Estratégia Empresarial na Graduação e Pós-graduação.

Jader Cristino Souza-Silva, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutor em Aprendizagem Organizacional pela Universidade Federal da Bahia/Michigan State University (USA). É Mestre em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa Gestão em Educação, Aprendizagem Organizacional e Inovação. É pesquisador do CRITEOS (University of Montreal - Canadá) e Ex-professor Titular do Mestrado em Administração da UNIFACS (Bahia). Foi Visiting Researcher da University of Quebec (2005) e Visiting Scholar da Michigan State University (2003-2004). É membro da American Educational Research Association (USA), da Academy of Management (USA) e do LATTICE (Michigan State University - USA). É Professor Pleno (Full Professor) da Universidade do Estado da Bahia (Bahia). É ex-docente de diversos programas de pós-graduação em várias universidades do Brasil. É autor de nove livros na área de administração, dentre eles: Gestão Empresarial: Administrando Empresas Vencedoras (Editora Saraiva - 2006), Gestão de Empresas Familiares: Refletindo sobre suas Peculiaridades e Desafios (Editora FTE - 2002) e Aprendizagem Organizacional: Desafios e Perspectivas ao Desenvolvimento de Comunidades de Prática (Editora Conhecimento Superior - 2007). 

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Oliveira Neto, C. de C., & Souza-Silva, J. C. (2017). APRENDIZAGEM, MENTORIA E CULTURA ORGANIZACIONAL DE APRENDIZAGEM: O ESTUDO DE CASO DA PERFORMANCE CONSULTORIA E AUDITORIA. Revista Eletrônica De Administração, 23, 60–92. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62959