POR QUE ANALISAR A GESTÃO DAS INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA SOB A ÓTICA DA RESOURCE-BASED VIEW?

Autores

  • Silvana Alves Silva Universidade Federal de Minas Gerais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Resource-based View, Incubadoras, Vantagens competitivas.

Resumo

Este artigo aponta o campo da Resource-based View (RBV) como uma importante abordagem teórica para o entendimento da gestão das incubadoras de empresas de base tecnológica (IEBTs), tendo em vista que essas organizações lidam com uma série de recursos internos e externos, tangíveis e intangíveis, que, combinados, tornam viável o processo de inovação. Estudos teóricos e empíricos já realizados abordam, principalmente, aspectos relacionados aos resultados alcançados pelas empresas incubadas. Contudo, não se tem visto na literatura uma preocupação em compreender a organização interna das IEBTs, indo além de suas características e identificando como a gestão obtém e lida com os recursos necessários  à concretização de seus objetivos. Partiu-se de uma revisão bibliográfica dos principais textos publicados desde o final da década de 1990 sobre a RBV a fim de se apropriar de suas contribuições para compreensão das organizações enquanto um conjunto de recursos e competências. Buscou-se, ainda, estudos publicados sobre as IEBTs para identificação dos principais recursos desenvolvidos e acessados por elas. Essa análise revela que as incubadoras são um conjunto amplo de recursos e, por isso, é importante que os gestores identifiquem, organizem, combinem e explorem recursos específicos que claramente geram vantagens competitivas. Por essa ótica, a diferença de desempenho observada nessas incubadoras é explicada pela maneira de lidar com os recursos. O enfoque nos recursos acessados e desenvolvidos pelas IEBTs apontou para a necessidade de uma análise específica a cerca das competências em lidar com esses recursos de forma a assegurar a sustentabilidade dessas organizações. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Alves Silva, Universidade Federal de Minas Gerais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Sou graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), licenciada em Gestão e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutoranda no Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da UFMG. Meu objeto de pesquisa é o sistema de incubação de empresas de base tecnológica e estou vinculada ao Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional e Tecnologias Gerenciais, grupo de pesquisa do CEPEAD. Desde 2008, sou servidora pública federal, no cargo de Administradora, no CEFET-MG.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Silva, S. A. (2017). POR QUE ANALISAR A GESTÃO DAS INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA SOB A ÓTICA DA RESOURCE-BASED VIEW?. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 462–493. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/60897