SGADA - SISTEMA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL: A APLICAÇÃO DE UM MODELO DE SGA QUE UTILIZA O BALANCED SCORECARD (BSC)

Autores

  • Lucila Maria de Souza Campos Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí, SC
  • Paulo Mauricio Selig Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, SC

Palavras-chave:

Gestão ambiental, desempenho, indicadores, estratégia, objetivos e metas,

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar um sistema de gestão ambiental (SGA) que utiliza o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de integração das questões ambientais e estratégicas da organização. O modelo SGADA foi desenvolvido e aplicado numa organização de grande porte do ramo de entretenimento. O estudo apresenta inicialmente uma discussão sobre a contribuição dos modelos tradicionais de gestão ambiental ao modelo desenvolvido. Em seguida, apresenta o modelo SGADA, bem como a contribuição do BSC no sentido de aproximar as questões ambientais e estratégicas da organização. A partir da apresentação do modelo, discute-se os resultados da aplicação do SGADA. O estudo apresenta ainda algumas considerações finais, destacando pontos fortes e pontos fracos do modelo e de sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

de Souza Campos, L. M., & Mauricio Selig, P. (2013). SGADA - SISTEMA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL: A APLICAÇÃO DE UM MODELO DE SGA QUE UTILIZA O BALANCED SCORECARD (BSC). Revista Eletrônica De Administração, 8(6). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42729