A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PROPICIADORA DE PROCESSOS DE GOVÊRNO ELETRÔNICO: O CASO DETRAN-RJ

Autores

  • Newton Meyer Fleury Universidade Federal Fluminense - Niterói, RJ
  • Luiz Antonio Jóia Fundação Getulio Vargas - Rio de Janeiro, RJ

Palavras-chave:

Cadeia logística de serviços, e-government, inovação de processos, organização em rede, tecnologia da informação,

Resumo

Este artigo discute o papel da tecnologia da informação (TI) como propiciadora da inovação de processos organizacionais, mormente em função da atual disponibilidade de meios para a conectividade eletrônica, através de redes de comunicação de dados e da Internet. O estudo é fundamentado através da análise de um estudo de caso simples, abrangendo o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ), onde é demonstrada, empiricamente, a contribuição da  tecnologia da informação para inovação de antigos processos produtivos desenvolvidos por esse órgão governamental, relativos à concessão e renovação de carteiras de habilitação em um projeto de Governo Eletrônico.

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Publicado

2013-09-18

Como Citar

Meyer Fleury, N., & Antonio Jóia, L. (2013). A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PROPICIADORA DE PROCESSOS DE GOVÊRNO ELETRÔNICO: O CASO DETRAN-RJ. Revista Eletrônica De Administração, 9(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42707