O SUCESSO INTERNACIONAL DA MARCOPOLO: UMA VISÃO COM BASE EM RECURSOS
Palavras-chave:
Estratégia, mercados internacionais, visão com base em recursos, empresas de países emergentesResumo
Aumentar as exportações de produtos de maior valor agregado representa uma dificuldade para as empresas brasileiras. Diversos fatores externos e internos têm sido indicados como limitantes à expansão dos negócios no mercado internacional. Este artigo tenta entender, a partir de conceitos associados à teoria com base em recursos, os fatores determinantes do sucesso da Marcopolo no mercado mundial. Os resultados da investigação mostram que o processo de acumulação de recursos e capacidades tem como ponto de partida os investimentos significativos em novos projetos. Constata-se que os recursos específicos para operar no exterior se formam em seqüência aos acumulados para o mercado interno. De forma específica, destacam-se como fontes de sucesso a capacidade de montar ônibus em diversos países a partir de produção centralizada de partes e componentes, o conhecimento sobre o mercado internacional e a capacidade de resposta rápida a demanda com base em estoques baixos.
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