A CRIAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NO BRASIL: A INFLUÊNCIA DAS INCUBADORAS NO ESTABELECIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS

Autores

  • Ângela França Versiani PUC Minas
  • Liliane de Oliveira Guimarães PUC Minas

Palavras-chave:

novas empresas de base tecnológica, incubadoras, aprendizagem organizacional, emprendedorismo, pequenas empresas

Resumo

Este artigo examina a criação de empresas de base tecnológica do ponto de vista da aprendizagem organizacional. Ele vê o empreendedorismo como um fenômeno dinâmico pelo qual administradores e empresas adaptam seus comportamentos e estabelecem mudanças sob a influência de sua rede de relacionamentos. O modelo teórico que serve de apoio a esta pesquisa partiu das seguintes premissas: i) as características dos empreendedores são um dos insumos do processo empreendedor; ii) o empreendedorismo é um processo dinâmico sujeito a mecanismos de pesquisa; iii) a aprendizagem organizacional ocorre em nível individual, embora se cristalize nas rotinas e ações organizacionais; iv) a aprendizagem organizacional exige a incorporação de elementos tanto cognitivos como comportamentais; e v) a aprendizagem é um ciclo que consiste na ação, reflexão e conceitualização, entre outros. Outra premissa deste artigo é que incubadoras são mecanismos de transferência de conhecimento administrativo. Com base nessas premissas, apresentam-se os resultados da pesquisa, desenvolvida em sete empresas que tiveram origem em incubadoras. O objetivo é compreender como as empresas foram organizadas, bem como qual a influência das incubadoras na criação e desenvolvimento dessas empresas. Em geral, os resultados sugerem que os vínculos entre incubadoras e empresas incubadas podem ser considerados fracos, e que as incubadoras tiveram um papel mínimo na transferência de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

França Versiani, Ângela, & de Oliveira Guimarães, L. (2013). A CRIAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NO BRASIL: A INFLUÊNCIA DAS INCUBADORAS NO ESTABELECIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS. Revista Eletrônica De Administração, 12(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40558