MODELO ESTRATÉGICO DE LOJA VIRTUAL CONSIDERANDO CARACTERÍSTICAS DE CONFIANÇA E USABILIDADE

Autores

  • Allard Schripsema UNISINOS
  • Adolfo Alberto Vanti UNISINOS

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, Balanced Scorecard (BSC), Mapas Estratégicos, Negócios Eletrônicos, Loja Virtual, Confiança, Usabilidade

Resumo

Os negócios eletrônicos estão crescendo significativamente e em especial a modalidade de E-commerce. Empresas sem domínio deste tipo de tecnologia desejam utilizá-la mas se limitam a soluções simples que geram pouca competitividade. Este trabalho propõe um modelo estratégico de loja virtual contemplando características de confiança e usabilidade. Com estas características foi construído um mapa estratégico em nível de processos internos separando o front-office e back-office. As necessidades de informações estratégicas se tornaram claras através da relação entre objetivos estratégicos. Através do processo de compra do cliente on-line foi possível definir os módulos do website e da administração do mesmo. Os módulos dos processos internos foram definidos para maior integração com o a totalidade do sistema. Para acompanhar os resultados dos processos em nível estratégico foi definido um conjunto de módulos que obtém dados de diferentes fontes bem como possibilita a visualização dos mesmos através de scorecards.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Schripsema, A., & Vanti, A. A. (2013). MODELO ESTRATÉGICO DE LOJA VIRTUAL CONSIDERANDO CARACTERÍSTICAS DE CONFIANÇA E USABILIDADE. Revista Eletrônica De Administração, 12(5). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40163