A ÉTICA COMO ESTRATÉGIA INTERNACIONAL DE VALORIZAÇÃO DE ALGODÃO COLORIDO NO BRASIL

Autores

  • Lucilene Bandeira Université Pierre Mendès
  • Hubert Drouvot Université Pierre Mendès / Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ética, algodão colorido, estratégia, responsabilidade social das empresas, comércio justo, internacional

Resumo

TEXTO (PDF) EM INGLÊS

A problemática desta pesquisa se baseia no papel da ética nas estratégias de desenvolvimento das empresas. Ela foi aplicada no Brasil, no Estado da Paraíba, um lugar marcado por estruturas de produção e de relações sociais muito arcaicas.  Foi neste contexto que nós nos interessamos em colocar em evidência uma experiência recente e cheia de esperança: a cultura e a valorização do algodão colorido. Ela reflete ao mesmo tempo uma possível evolução do sistema de valor de alguns dirigentes locais, sobre as ações coordenadas entre diversos atores: centros de pesquisa, cooperativas agrícolas e de produção, associações local…e sobre a prática de estratégias originais de diferenciação e de valorização dos produtos no mercado nacional e internacional. Neste contexto, a nossa intenção é simplesmente mostrar que uma estratégia ética que associa dimensões de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social é viável, sob algumas condições e mesmo quando ela não é exclusiva. Ela é uma solução em particular para a valorização dos produtos naturais do sertão, sabendo que esta estratégia poderá confrontar-se à outras de empresas situadas no mesmo mercado e que optem por políticas de preços  baseadas na exploração da mão de obra local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Bandeira, L., & Drouvot, H. (2013). A ÉTICA COMO ESTRATÉGIA INTERNACIONAL DE VALORIZAÇÃO DE ALGODÃO COLORIDO NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 13(4), 1–16. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39471