A ARTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO CONTADOR: DRAMAS E DESCOBERTAS DO ESTUDANTE-ARTISTA
Palavras-chave:
Ensino, Dramatização, Didática, Formação Profissional, ContadorResumo
O modo como as organizações reagem no atual contexto de mudanças exige competências e habilidades que vão além da técnica e da racionalidade, visto que os profissionais lidam com um ambiente cada vez mais ambíguo e complexo. No que diz respeito ao contador, observa-se que, face ao papel que desempenha na sociedade, o perfil profissional desejável compreende qualificações que extrapolam a concepção tradicional e estruturalista do ensino na graduação em Ciências Contábeis. A construção do conhecimento se dá a partir das relações entre todos aqueles que atuam no processo de aprendizagem: docentes, estudantes e outros agentes do contexto em que estão situados. A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliação de subjetividade e objetividade encontra, na utilização da arte no ensino-aprendizagem, uma proposta que ilumina caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares. O suporte teórico privilegia aspectos relevantes sobre a didática no ensino de contabilidade, enfatizando os principais conceitos desenvolvidos por Vygotsky que darão sustentação à discussão da contribuição da arte para a formação mais ampla do contador. O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência desenvolvida no quarto período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal na Universidade Federal de Uberlândia. O estudo de caso é utilizado como estratégia de pesquisa. A coleta de dados é feita, utilizando-se de documentos produzidos pelos estudantes, depoimentos dos mesmos e observação da professora. Os resultados apontam para potenciais contribuições da dramatização para uma formação mais ampla do contador.
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