Relações entre Estado e empresários no PDE/PAR: algumas contradições na política educacional brasileira

Autores

  • Alexandre José Rossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Núcleo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional.
  • Liane Maria Bernardi
  • Lucia Hugo Uczak

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71503

Palavras-chave:

Movimento Todos pela Educação, Políticas educacionais, Público-privado, Classe.

Resumo

Este artigo apresenta discussões sobre como o setor privado mercantil influencia as políticas educacionais brasileiras. O artigo expõe relações entre o Movimento Todos pela Educação e as políticas educacionais públicas, revelando suas similitudes. Evidenciamos como a classe empresarial influencia o setor público na criação de políticas e, ao mesmo tempo é cliente do Estado, ofertando tecnologias educacionais; articula se em torno de consensos de propostas educacionais junto ao governo federal, naturalizando a incorporação da associação entre o público e o privado.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Rossi, A. J., Bernardi, L. M., & Uczak, L. H. (2017). Relações entre Estado e empresários no PDE/PAR: algumas contradições na política educacional brasileira. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(2), 355–376. https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71503