A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras

Autores

  • Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67488

Palavras-chave:

Licenciaturas interdisciplinares, formação de professores, currículo.

Resumo

O presente trabalho analisa dois Projetos de Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares em Humanidades. Um deles, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o outro, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Busca compreender como a interdisciplinaridade é trabalhada nos Projetos Pedagógicos desses cursos e quais são as implicações para o perfil do profissional que se propõem formar. A análise identificou que a interdisciplinaridade seguiu abordagens diferentes em cada um dos projetos pedagógicos, mas, orientados por disposições legais comuns às licenciaturas, os dois cursos orientam-se pela lógica curricular disciplinar comprometendo a formação interdisciplinar a ser certificada aos futuros profissionais do magistério da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professora Associada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade de Rio Grande - FURG/Rio Grande (1992), Especialista em Educação pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação - GEEMPA/RS (1993). Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2003).

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Publicado

2017-04-23

Como Citar

Brito, E. P. P. E. (2017). A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(1), 133–149. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67488