Políticas educacionais para a Amazônia: teorias, práticas e contradições

Autores

  • Eraldo Souza Carmo Universidade Federal do Pará
  • Maria Sueli Corrêa Prazeres Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins/Cametá - Faculdade de educação

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60010

Palavras-chave:

Educação, política, Amazônia.

Resumo

O artigo discute as configurações das políticas educacionais as populações do campo na Amazônia a partir da estrutura do Estado capitalista. O método de análise está assentado nas bases do materialismo histórico dialético a fim de compreender em que medida a lógica da racionalidade econômica que impera sobre tais políticas se reflete no direito à educação destas populações. Diante disso, se evidenciou os efeitos, desafios e contradições das políticas educacionais quando partem dos órgãos centrais para realidades específicas sem o conhecimento das heterogeneidades locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eraldo Souza Carmo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em educação. Professor Assistente I da Faculdade de Educação - Campus Universitário do Tocantins - Cametá - UFPA. Atua na linha de pesquisa educação do campo, financiamento e política educacionais.

Referências

BOF, Alvana Maria (org.); SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno et al.. A educação no Brasil rural. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2006 Disponível em .

BONETI, Lindomar Wessler. Políticas públicas por dentro. 3. ed.. Ijuí: Ed Unijuí, 2011.

BRASIL Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Imprensa Nacional, 1996.

CARDOSO, Maria Angélica. A organização do trabalho didático nas escolas isoladas paulistas: 1893 a 1932. 2013, Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. 2013.

CAVALCANTE, Lucíola Inês Pessoa; WEIGE, Valéria Augusta C. de M. Educação na Amazônia: oportunidades e desafios. Disponível em <http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivo/secex/sti/indbrasopodesafios/coletanea/ofutamazonia/04LuciolaInes.pdf>. Acesso em 23/10/2015.

DOURADO, Luiz Fernandes. A reforma do Estado e as políticas de formação de professores nos anos 1990. In: PARO, Vitor Henrique; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs). Políticas Públicas & educação básica. – São Paulo: Xamã, 2001.

FRANÇA, Magna. O financiamento da Educação Básica: do Fundef os Fundeb. In: QUEIROZ, Maria Aparecida de (Orgs) et al. Pontos e Contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. – Brasília: Líber Livro Editora, 2007.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001, P. 30-41

MÉSZÁROS, István. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. 1ª. ed. Revista. São Paulo: Boitempo, 2011.

OLIVEIRA, Dalila; FERREIRA, Elisa. Políticas sociais e democratização da educação: novas fronteiras entre público e privado. In: AZEVEDO, Mário Luiz (org.). Políticas públicas: debates contemporâneos e educação. Maringá: Eduem, 2008.

RAMOS, Regina Celia, DI GIORGI, Cristiano Amaral. Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 623-650, jul./set. 2011

SHIROMA, Eneida Otto. et al (org). Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000.

SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In: DE TOMMASI, Lívia; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio (Org). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Carmo, E. S., & Prazeres, M. S. C. (2016). Políticas educacionais para a Amazônia: teorias, práticas e contradições. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(3), 531–543. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60010