A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências

Autores

  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Amapá
  • Vera Lúcia Jacob Chaves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.59914

Palavras-chave:

Trabalho docente, intensificação, universidade pública.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como os professores universitários interagem com o processo de intensificação do trabalho. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada com oito professores da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicam que o conjunto dos docentes tem seu trabalho intensificado. Essa intensificação é avaliada de diferentes formas pelos professores: parte deles não a percebe criticamente, legitimando-a; outros apresentam resistências.

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Biografia do Autor

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: expansão e financiamento da educação superior, trabalho docente, função social da escolarização, neoliberalismo e reformas educacionais.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Guimarães, A. R., & Chaves, V. L. J. (2016). A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(3), 567–586. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.59914