Os princípios norteadores de políticas e decisões curriculares

Autores

  • Antônio Flávio Barbosa Moreira Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36149

Resumo

Resumo: Defendo o ponto de vista de que é viável, hoje, no Brasil, a definição de uma política curricular nacional, centrada em princípios que norteiem também as políticas em nível estadual ou municipal, assim como os planos curriculares das instituições escolares. Proponho que a definição final do currículo se verifique na escola, de modo a configurar uma qualidade negociada via currículo. Focalizo os princípios orientadores de uma política curricular de nível nacional. Sugiro dois princípios básicos: revalorizar o conhecimento escolar e atribuir importância aos fenômenos culturais mais amplos.

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

Moreira, A. F. B. (2012). Os princípios norteadores de políticas e decisões curriculares. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 28(1). https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36149