Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional

Autores

  • Nuno Carrola Ferreira Universidade do Minho – Portugal
  • Leonor Lima Torres Universidade do Minho – Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144

Resumo

Resumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico eprospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

Ferreira, N. C., & Torres, L. L. (2012). Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 28(1). https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144