Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação aceita para publicação trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros, em língua portuguesa ou espanhola. A editoria estimula e agradece antecipadamente o envio de artigos, colaborações e material para qualquer de suas seções. Os originais devem versar sobre temas pertinentes à política e à administração da educação em geral, seja sobre políticas públicas e institucionais de educação, planejamento da educação, gestão de sistemas, instituições e processos educacionais, e avaliação de políticas educacionais ou de instituições educativas. Os trabalhos devem ser remetidos à editoria da RBPAE e serão recebidos com o entendimento de que a ANPAE terá o direito de publicá‑los com exclusividade. Enquadrando‑se no escopo e padrões editoriais da revista, serão encaminhados a consultores editoriais para avaliação duplo-cega. Estes manifestarão à editoria sua apreciação sobre a qualidade e pertinência da publicação, recomendações ou solicitações de atualização ou modificação dos artigos. Os consultores editoriais não terão conhecimento do nome dos autores dos textos submetidos à sua avaliação, nem os nomes dos avaliadores serão informados aos autores (blind review). Para serem publicados, os originais poderão sofrer alterações de natureza editorial. O parecer final quanto à publicação será emitido pelas editoras da RBPAE. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Políticas de Seção

Editorial

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Artigos

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Documentos

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Resenhas

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Dossiê

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Seção Especial

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Processo de Avaliação pelos Pares

AVALIAÇÃO DE ARTIGOS, DOCUMENTOS E RESENHAS

  1. Para análise dos artigos e resenhas encaminhados para publicação, a Editoria da RBPAE adota o sistema de avaliação anônima (blind review), cega, submetendo os trabalhos a, pelo menos, dois avaliadores externos.
  2. Os documentos submetidos para publicação são analisados pela Editoria da RBPAE, sem avaliação externa.
  3. A Editoria tratará de preservar a credibilidade e isenção dos autores das resenhas, visando a inibir interferências familiares e profissionais no processo de avaliação dos textos.
  4. Textos de artigos, documentos e resenhas que não estejam de acordo com as normas da ABNT e os critérios técnicos e normas de formatação adotados pela RBPAE não terão sua submissão aceita.
  5. Não serão aceitos artigos nem resenhas com plágio e auto-plágio.
  6. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor de artigo, documento ou resenha é de até 90 dias contados da data de seu recebimento na Editoria.
  7. Não há possibilidade de recurso quando o manuscrito for recusado ou reprovado para publicação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Editorial

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, a bibliotecas e, mediante vendas avulsas, a pessoas e instituições que apresentam solicitações específicas. O público leitor da RBPAE é constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino e formuladores de políticas públicas de educação, estudantes e professores universitários e dirigentes de escolas, universidades e outros espaços de aprendizagem e formação cidadã. Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades. A RBPAE aceita para publicação trabalhos inéditos em forma de artigos, documentos e resenhas bibliográficas. Os artigos, que ocupam espaço prioritário na RBPAE, são ensaios e estudos teóricos resultantes de pesquisas, assim como reflexões críticas e discussão de temas polêmicos sobre políticas e práticas educacionais. Na seção documentos, a RBPAE divulga textos elaborados no âmbito da ANPAE e outros textos de interesse para a área educacional emanados de organizações governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais. As resenhas bibliográficas de interesse da RBPAE são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes em matéria de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo. Artigos, documentos e resenhas bibliográficas poderão ser escritos em português ou espanhol. Trabalhos escritos em outros idiomas que forem aceitos para publicação serão traduzidos e publicados em português. O conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à ANPAE. É permitido citar partes dos trabalhos publicados na Revista, desde que identificada a fonte.