Amor, modo de glosar: sobre escavar as terras dos corpos e das línguas

Autores

  • Gil Roberto Almeida Universidade de Brasília ‒ UnB, Brasília/DF
  • César Lignelli (Universidade de Brasília ‒ UnB, Brasília/DF, Brasil) Universidade de Brasília ‒ UnB, Brasília/DF

Palavras-chave:

Amor, Língua, Corpo, Glossolalia, Política

Resumo

A partir da imagem do ato de escavar em um poema de Paul Celan, suscita-se uma potência do amor como ação poética capaz de criar novos afetos e sujeitos políticos. Tal noção de amor, avessa à tradição romântica, faz tensionar o limite do indivíduo e tudo aquilo que o caracteriza como pessoa e, por isso, insere-se numa perspectiva crítica em relação ao humanismo e ao projeto teológico-político do capital neoliberal. Para isso, o pensamento de alguns autores aqui se faz reverberar, como é o caso de Nietzsche, Deleuze, Derrida e Safatle. Esse escavar, como ato amoroso, implica num exercício ético e estético sobre os estratos da língua e do corpo como forma de fazer fugir outras potências que fazem marulhar uma política do inumano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gil Roberto Almeida, Universidade de Brasília ‒ UnB, Brasília/DF

Gil Roberto Almeida é ator formado pela Universidade de Brasília e integrante do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena. Mestre em Artes na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena e doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação de Artes da UnB.

César Lignelli (Universidade de Brasília ‒ UnB, Brasília/DF, Brasil), Universidade de Brasília ‒ UnB, Brasília/DF

César Lignelli é professor de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN), e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq). Bolsista da Universidade Aberta do Brasil (desde 2007).

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Almeida, G. R., & Lignelli (Universidade de Brasília ‒ UnB, Brasília/DF, Brasil), C. (2022). Amor, modo de glosar: sobre escavar as terras dos corpos e das línguas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 8(1), 63–81. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/72286

Edição

Seção

Política em Cena

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)