A Importância da Extensão Universitária na Formação do Bacharel em Direito: Análise do Curso Pré-Vestibular Paulo Freire

Autores

  • Rosendo Freitas de Amorim Universidade de Fortaleza
  • Isabelly Cysne Augusto Maia Universidade de Fortaleza
  • Júlia d’Alge Mont’Alverne Barreto Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.22456/2317-8558.72813

Palavras-chave:

Sociologia, Extensão, Bacharel em Direito, Curso Pré-Vestibular Paulo Freire

Resumo

A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO: ANÁLISE DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PAULO FREIRE

 

 

THE IMPORTANCE OF EDUCATIONAL OUTREACH PROGRAMS TO THE TRAINING OF LLB STUDENTS: ANALYSIS OF THE UNIVERSITY ADMISSION TESTS’ PREP-COURSE PAULO FREIRE

 

 

Rosendo Freitas de Amorim*

 Isabelly Cysne Augusto Maia**

Júlia d’Alge Mont’Alverne Barreto***

 

 

RESUMO: A extensão universitária, inobstante sua importância na formação profissional, não é devidamente valorizada no curso de Direito, que se preocupa eminentemente com a formação técnica dos graduandos. A extensão, entretanto, vem ganhando maior importância, como por meio do novo Plano Nacional de Educação, o qual estabeleceu que no mínimo 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares da graduação seja integralizado mediante participação em projetos de extensão universitária. Diante dessa revalorização, o presente artigo analisou o Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, e avaliou sua contribuição na formação de um profissional mais consciente, compassivo e atento às necessidades sociais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Extensão. Bacharel em Direito. Curso Pré-Vestibular Paulo Freire.

 

ABSTRACT: Despite their evident importance to professional training, educational outreach programs are not properly appreciated in Law schools, which are ultimately focused on the undergraduates’ technical training. However, this type of program has received increasing attention, as proven by the new National Plan for Education, which establishes a minimum of 10% (ten percent) of the total number of credit hours of the course curriculum to be completed with the student’s participation in educational outreach programs. Prompted by such revaluation, this article has analyzed the university admission tests’ prep-course Paulo Freire, part of the Federal University of Ceará’s educational outreach program, and assessed its contribution to the training of a more conscious and compassionate professional that is also sensitive to social needs.

 

KEYWORDS: Educational Outreach. LLB. University Admission Tests’ Prep-Course Paulo Freire.

 

SUMÁRIO: Introdução. 1 A Importância da Extensão Universitária para a Adequada Formação do Bacharel em Direito. 2 Apresentação do Curso Pré-Vestibular Paulo Freire. 3 A Contribuição do Curso Pré-Vestibular Paulo Freire na Formação Pedagógica do Graduando em Direito. Conclusão. Referências.


_________________________

* Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Ceará. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Ceará. Professor Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Ceará. Editor Chefe da Revista DOCEntes, Revista de Educação.

** Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

*** Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Ceará. 

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Biografia do Autor

Isabelly Cysne Augusto Maia, Universidade de Fortaleza

Mestranda do Programa de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza.

Júlia d’Alge Mont’Alverne Barreto, Universidade de Fortaleza

Mestranda do Programa de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2018-02-07

Como Citar

Amorim, R. F. de, Maia, I. C. A., & Barreto, J. d’Alge M. (2018). A Importância da Extensão Universitária na Formação do Bacharel em Direito: Análise do Curso Pré-Vestibular Paulo Freire. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 12(2). https://doi.org/10.22456/2317-8558.72813