A UNIVERDADE COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA A PARTIR DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS

Autores

  • Anael;Marcolino;Emerson Ribeiro;Alves; Soares;Cardoso;Ribeiro UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.40080

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Geografia e Criatividade, Universidade.

Resumo

Resumo

O presente trabalho aponta no sentido de inovadoras práticas pedagógicas no ensino de geografia, demodo que propõe uma interface entre criatividade, arte, política e geografia de acordo com uma práticametodológica poiética. Reunimos através deste estudo parte de uma série de atividades realizadas aolongo de um ano proporcionadas pelo grupo de pesquisa Geografia e Criatividade, realizado naUniversidade Regional do Cariri – CE. Em suma, as criações decorrentes das instalações eperformances geográficas, corolário de um trabalho coletivo, fincam suas bases pedagógicas e aomesmo tempo políticas no seio da Universidade, fazendo desta um espaço de resistência.

Palavras Chaves: Práticas Pedagógicas; Geografia e Criatividade; Universidade.

Abstract

This work points towards innovative teaching practices in the teaching of geography, so that proposesan interface between creativity, art, politics and geography according to a methodological practicepoietic. We gathered through this study starts with a series of activities over a year provided by theresearch group Geography and Creativity, held at the University of Cariri Regional - EC. In short, thecreations resulting from installations and performances geographical corollary of a collective work,fincam pedagogical bases while policies within the University, making this an area of resistance.

Key Words: Pedagogical Practices; Geography and Creativity; University.

Resumen

Este trabajo apunta hacia prácticas pedagógicas innovadoras en la enseñanza de la geografía, por loque propone una interfaz entre la creatividad, el arte, la política y la geografía de acuerdo con unapráctica poiética metodológica. Nos reunimos a través de este estudio se inicia con una serie deactividades a lo largo de un año previsto por el grupo de investigación de Geografía y Creatividad,celebrado en la Universidad de Cariri Regional - CE. En resumen, las creaciones resultantes deinstalaciones y actuaciones geográfica corolario de un trabajo colectivo, las bases pedagógicas fincammientras que las políticas dentro de la Universidad, haciendo de este un espacio de resistencia.

Palabras Clave: Prácticas pedagógicas, Geografía y Creatividad; Universidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anael;Marcolino;Emerson Ribeiro;Alves; Soares;Cardoso;Ribeiro, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia cultural; atualmente realiza estudos nos seguintes temas: Ensino de geografia, Geografia e Criatividade, Território e Territorialidade, Memória e espaço

Downloads

Publicado

2013-11-08

Edição

Seção

Artigos