A POLÍTICA REGIONAL EUROPEIA FACE À MUNDIALIZAÇÃO

Autores

  • Clarisse Didelon Université du Havre
  • Yann Richard Institut de Géographie Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.24466

Resumo

O artigo trata da política regional europeia, que emergiu lentamente desde o início da construção europeia em 1957, e que é constituída de diferentes princípios (coesão, equidade territorial, etc.), fundamentados nos ideais de solidariedade entre os territórios e as regiões dos Estados-membros da União Europeia. Apesar dos alargamentos recentes, em que foram incorporados ao território da União estados relativamente pobres, e do aumento da concorrência em escala internacional, esses princípios estão resguardados. Novos princípios emergem como o da competitividade. Duas forças contraditórias que se desafiam mutuamente estão atuando no âmbito da política regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarisse Didelon, Université du Havre

Geógrafa. Doutora em Geografia pela Universidade Paris VII Denis Diderot. Co-autora com Claude Grasland e Yann Richard do “Atlas de l’Europe dans le monde”. Docente na Universidade do Havre. Atua no Laboratório UMR IDEES, équipe CIRTAI – Centre interdisciplinaire de recherche sur les mobilités.

Yann Richard, Institut de Géographie Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne

Doutor em Geografia. Docente e pesquisador no Institut de Géographie Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, Paris. É co-autor com Clarisse Didelon e Claude Grasland do “Atlas de l’Europe dans le monde”. Atua no Laboratório LADYSS – Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces.

Publicado

2011-11-26

Edição

Seção

SEMINÁRIO - PARTE III: O Planejamento Regional: Solidariedades ou Competitividades Territoriais?