REFERENCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE FEMININA NO TEXTO PUBLICITÁRIO DA NATURA

Maria da Graça Dos Santos Faria, Keila de Jesus Ribeiro Araujo

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo analisar como os processos de referenciação ajudam a construir as identidades social e discursiva da mulher em textos da publicidade brasileira. Neste caso, investigaremos a relação entre Referenciação e Identidade em um texto publicitário veiculado pela Natura. Para tal, utilizaremos as contribuições de Hall (2006) e Silva (2000) sobre Identidade; os estudos de Cavalcante (2011, 2014), Capistrano Júnior (2017) e Ciula (2008) da área da Linguística Textual, voltados para a Referenciação, e o texto de Sandmann (2007) relacionado à publicidade. A análise será realizada a partir de uma propaganda da Natura, de outubro de 2016 e divulgada na Internet, em que destacaremos os processos referenciais – anafóricos e dêiticos, que auxiliam na construção dos referentes e da identidade.   

PALAVRAS-CHAVE: Identidade; Referenciação; Publicidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.81285

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E-ISSN: 22388915 / ISSN Impresso: 0102-6267

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