Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial

Autores

  • Natália Martins Flores Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Maria Ivete Trevisan Fossá Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.232-250

Palavras-chave:

Produção de sentidos. Divulgação científica. Análise de discurso.

Resumo

Apresenta uma análise de sentidos sobre divulgação científica (DC) em teses e dissertações brasileiras sobre o tema. Empreende-se um mapeamento inicial dos trabalhos, com a descrição das áreas de pesquisa e referências bibliográficas de seis teses e 44 dissertações. Partindo-se da perspectiva teórica das teorias da linguagem e do discurso e dos conceitos de memória discursiva e interdiscurso, analisam-se os sentidos sobre DC dos resumos de dez trabalhos. Os estudos mapeados são de variadas áreas científicas, reforçando a DC como um objeto transdisciplinar. Os sentidos de DC alinham-se aos universos de: (1) imagem institucional de universidades e centros de pesquisa; (2) educação científica formal e informal; (3) espaços interativos, transitando entre sentidos tecnicistas, participativos e reflexivos. Assinala-se a validade da metodologia de análise de discurso para se investigar as historicidades de conceitos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 esp., p. 1-12, 2010.

BUENO, Wilson da Costa. O jornalismo científico no Brasil: os desafios de uma longa trajetória. In: PORTO, Cristiane de Magalhães (Org). Difusão e cultura científica: alguns recortes. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 113-125

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: ECA USP, 1988. v. 1.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: conceito e funções. Ciência e Cultura, Rio de Janeiro, v. 37, n. 9, p. 1420-1421, set. 1985.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. 1984. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

BUENO, Wilson da Costa. O jornalismo como disciplina científica: a contribuição de Otto Groth. São Paulo: ECA USP, 1972.

CALDAS, Maria das Graças; ZANVETTOR, Kátia. O estado da arte da pesquisa em divulgação científica no Brasil: apontamentos iniciais. Ação Midiática, Curitiba, n. 7, p. 1-11, 2014.

CALDAS, Maria das Graças. Divulgação científica e relações de poder. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 esp., p. 31-42, 2010.

CALDAS, Maria das Graças. Mídia, educação científica e cidadania. In: REUNIÃO BIENAL DA REDE PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE, 9., 2005, Rio de Janeiro. Atas... Rio de Janeiro, 2005.

CALDAS, Maria das Graças. O valor do conhecimento e da divulgação científica para a construção da cidadania. Revista Comunicação e Sociedade, São Paulo, n. 56, p. 9-28, 2011.

CASTELFRANCHI, Yuri. Por que comunicar temas de ciência e tecnologia ao público? (Muitas respostas óbvias... mais uma necessária). In: MASSARANI, Luisa (Org.) Jornalismo e ciência: uma perspectiva ibero-americana. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 13-21.

CASTELFRANCHI, Yuri. As serpentes e o bastão: tecnociência, neoliberalismo e inexorabilidade. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

CASTELFRANCHI, Yuri. Ethos e práticas no funcionamento da tecnociência contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2009.

COURTINE, Jean Jacques. Quelques problèmes théoriques et méthodologiques en analyse du discours, à propos du discours communiste adressé aux chrétiens, Langages, Paris, v. 15, n. 62, p. 9-128, 1981. Número temático “Analyse du discours politique”.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

FLORES, Natália Martins; GOMES, Isaltina. O público da divulgação científica no paradigma da cultura participativa. Ação Midiática, Curitiba, n. 7, p. 1-15, 2014.

FOUCAULT, Michel. L’ordre du discours. Paris: Éditions Gallimard, 1971.

FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses. Paris: Éditions Gallimard, 1966.

LEVY-LEBLOND, Jean-Marc. (Re) mettre la science em culture: de la crise épistemologique à l’exigence éthique. Courrier de l’environnement de l’INRA, Paris, n. 56, p. 7-16, 2008.

MASSARANI, Luisa. Comunicação da ciência e apropriação social da ciência: algumas reflexões sobre o caso do Brasil. Unipluriversidad, Medellín, v. 12, n. 3, p. 92-100, 2013.

MASSARANI, Luisa. Jornalismo científico no Brasil: um panorama geral e desafios. Salto para o Futuro, Brasília, v. 20, n. 1, p. 22-27, abr. 2010. Divulgação científica e educação.

MASSARANI, Luisa (Org.) Ciência & criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida, 2008.

MASSARANI, Luisa. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1988.

MOREIRA, Ildeu; MASSARANI, Luisa. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, Luisa.; MOREIRA, Ildeu C.; BRITO, Fátima. (Org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002. p. 43-64.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2002.

PAVEAU, Marie-Anne. Memória, des-memória, a-memória: quando o discurso volta-se para seu passado. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação – EID&A, Ilheus, n. 5, p. 137-161, dez. 2013.

PAVEAU, Marie-Anne. Les prédiscours. Sens, memoire, cognition. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2006.

SANTOS, Boaventura Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

VOGT, C. A espiral da cultura científica. Com Ciência, Campinas, n. 45, jul., 2003.

VOGT, Carlos. Ciência, Comunicação e Cultura Científica. In: VOGT, Carlos. (Org.). Cultura científica: desafios . São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p. 18-26.

ZANVETTOR, Kátia; CALDAS, Graça. Divulgação científica e interdisciplinaridade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2016.

Apêndice A - Dissertações analisadas

CARMO, Vanessa Aparecida do. A divulgação científica nas universidades do Grande ABC: Inovações ou repetição de formatos? 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2015.

FRANCA, Andressa de Almeida. Divulgação científica no Brasil: espaços de interatividade na Web. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2015.

IWATA, Adriana Yumi. Alfabetização e Divulgação científica de química por meio da produção de histórias em quadrinhos e atividades educativas não-formais. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

MARTINS, Jefferson. A divulgação pública da ciência em prol do desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional) - Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.

MATEUS, Wagner de Deus. A divulgação científica na página web do PPGEEC/UEA: contribuições para a educação científica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação de Ciências na Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013.

OLIVEIRA, Isabel Cristina de. Ciência que encanta e [des]encanta: a comunicação científica e os INCTS – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local) - Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2013.

PEREIRA, Danilo Nogueira. A visão de ciência propagada por Carl Sagan. 2013. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

RODRIGUES, Meghie de Sousa. Modelos em divulgação científica e internet no Brasil: que caminhos? 2015. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

VEIGA, Ana Paula Soares. Comunicação pública e popularização da ciência: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas unidades de pesquisa. 2015. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural), Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

VICENTE, Natali Ilza. O uso do Twitter e facebook para divulgação científica: um estudo netnográfico em perfis de bibliotecas universitárias federais do sul do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Flores, N. M., e M. I. T. Fossá. “Os Sentidos De divulgação científica Nas Teses E dissertações Brasileiras: Mapeamento Inicial”. Intexto, nº 42, abril de 2018, p. 232-50, doi:10.19132/1807-8583201842.232-250.

Edição

Seção

Artigos