Os gêneros jornalísticos no Twitter. Um estudo comparativo de organizações jornalísticas

Autores

  • Lia Fonseca Seixas Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Gêneros Jornalísticos. Gêneros Jornálicos. Twitter.

Resumo

O Twitter é considerado hoje uma ferramenta indispensável para as instituições jornalísticas. Mas o que as instituições jornalísticas têm produzido no Twitter? Pode-se dizer que o Twitter gerou novos gêneros jornalísticos? Com uma análise comparativa dos tuítes do @guardian_world, da @folha_mundo (sobre a revolução no Egito), da @folha_cotidiano e do @el_pais (Últimas) durante o período de uma semana, constatou-se que existem novos “gêneros jornálicos” (SEIXAS, 2009), que, embora sejam comuns em outros campos, não eram frequentes nos produtos jornalísticos tendo a instituição social como enunciador do discurso. O único gênero jornalístico frequente é conhecido como informacional, enquanto os jornálicos mais frequentes são os “promocionais”, baseados em atos diretivos (SEARLE, 1998), os de “mediação”, baseados na republicação do tuíte e os dialógicos.

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Biografia do Autor

Lia Fonseca Seixas, Universidade Federal da Bahia

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Facom-UFBA

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Seixas, L. F. “Os Gêneros jornalísticos No Twitter. Um Estudo Comparativo De organizações jornalísticas”. Intexto, nº 25, dezembro de 2011, p. 41-59, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/22880.

Edição

Seção

Artigos