As telas do sagrado ou o imaginário religioso da televisão

Autores

  • Jean-Jacques Wunenburger Université de Lyon III
  • Tradução de Ana Tais Martins Portanova Barros

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201740.23-35

Palavras-chave:

Televisão. Imaginário. Religiosidade midiática. Ressacralização.

Resumo

Busca-se nesse artigo apresentar a hipótese de o sucesso da televisão advir de sua eficácia em tomar o lugar do religioso, consolidando-se como ponto de reencontro com o sagrado, mas sem um deus, antropocentrado: uma automanifestação. Essa hipótese é investigada por meio da metodologia filosófica. Conclui-se que, em vez de mobilizar a comunhão, característica da integração dos fenômenos religiosos, a televisão promove o isolamento, assemelhando-se a ,uma religião truncada, uma síntese de todas as experiências sagradas. Essa constatação
contraria a suposta dessacralização propiciada pela técnica, engendrando uma paradoxal e simultânea ressacralização. As imagens na tela fazem reviver a hierofania do deus, das situações de possessão maléfica, de transformações de si no sentido de uma autodivinização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. La production industrielle de biens culturels: raison et mystification des masses. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. La dialectique de la raison. Paris: Gallimard, 1974. p. 129-176.

BACON, Francis. Novum organum. Paris: PUF, 2010.

BRETON, Philippe. Le culte de l’internet: une menace pour le lien social? Paris: La iDécouverte, 2000.

COMAN, Mihai. Pour une anthropologie des médias. Grenoble: Presses universitaires de Grenoble, 2003.

DAYAN, Daniel; KATZ, Elihu. La télévision cérémonielle. Paris: PUF, 1996.

DEBRAY, Régis. Vie et mort de l’image: une histoire du regard en occident. Paris: Gallimard, 1989.

ELIADE, Mircea. Le sacré et le profane. Paris: Gallimard, 1987.

JOST, François Jost. Séries policières et stratégies de programmation. In: BEYLOT, Pierre; SELLIER, Geneviève (Orgs.). Les séries policières. Paris: L’Harmattan, 2004.

MCLUHAN, Marshall. Pour comprendre les media: les prolongements technologiques de l’homme. Paris: Seuil, 1968.

OTTO, Rudolf. Le sacré: l’élément non-rationnel dans l’idée du divin et sa relation avec le rationnel. Paris: Payot, 2001.

PLATON. La république. Paris: Flammarion, 2016.

RAMONET, Ignacio. La tyrannie de la communication. Paris: Gallimard, 2001.

SILVERSTONE, Roger. Television, myth and culture. In: CAREY, James W. (Org.). Media, myth and narratives. Londres: Sage publications, 1988.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. Le sacré. Paris: PUF, 2010.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Wunenburger, J.-J., e T. de A. T. M. P. Barros. “As Telas Do Sagrado Ou O imaginário Religioso Da televisão”. Intexto, nº 40, agosto de 2017, p. 23-35, doi:10.19132/1807-8583201740.23-35.

Edição

Seção

Artigos