Uma análise interpretativa sobre as práticas comunicacionais nas construções identitárias dos migrantes haitianos em Curitiba-PR

Otávio Cezarini Ávila, Myrian Del Vecchio de Lima

Resumo


Os haitianos se tornaram conhecidos da população brasileira, em especial, nas grandes capitais do país. Nas ruas, nos postos de trabalho, em eventos populares, os migrantes haitianos aparecem em nosso imaginário sob diferentes formas representacionais, normalmente, mediadas pelos discursos dos meios de comunicação de massa. O objetivo do artigo é discutir como determinados processos comunicativos, que ocorrem fora do “circuito oficial” da comunicação (TV, jornais, rádio e sites de mídias tradicionais), desestabilizam os discursos hegemônicos em prol de uma “cidadania transnacional”, de direitos e de dignidade ao migrante haitiano que vem ao Brasil e, mais especialmente, a Curitiba, no Paraná. O artigo, que é parte de uma pesquisa de mestrado, invoca a relação que a temática da migração mantém com o processo de globalização contemporânea, com as redes sociais que podem atuar como formas discursivas contra-hegemônicas e com perspectivas metodológicas que extrapolam os dados quantitativos para trazer perspectivas valorativas das identidades dos migrantes. Parte-se da premissa de que as práticas comunicativas dos migrantes haitianos constituem formas de resistência frente a processos de vida acelerados pela globalização, especialmente, aqueles relativos às identidades. Apresentam-se, como resultado, algumas formas como os haitianos têm utilizado diversas interações midiáticas para se colocar no novo território.


Palavras-chave


Migração haitiana. Globalização. Comunicação. Redes. Curitiba.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201841.152-172



Intexto | E-ISSN 1807-8583

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: intexto@ufrgs.br

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos