Proposta de matriz para a análise da publicidade na web

Taís Steffenello Ghisleni, Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Resumo


Este artigo apresenta uma matriz metodológica para análise de anúncios publicitários em websites, e a sua construção está embasada nas teses de Marshall McLuhan e Neil Postman, sob a vertente ecológica, e também nas propostas de Pinho, Sebastião, McMillan, Fernandes e Duarte. A matriz foi construída utilizando a cartografia como estratégia metodológica, pois permite acompanhar os movimentos de transformação da paisagem e seus resultados evidenciam que as possibilidades oferecidas pela tecnologia são responsáveis por mudanças nas práticas publicitárias, considerando-se que a cada novo aspecto inserido, novas experiências foram proporcionadas e a publicidade foi construindo o seu espaço na web.


Palavras-chave


Estratégias comunicacionais. Publicidade na web. Ecologia midiática. Cartografia na Comunicação. Anúncios publicitários.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201841.88-111



Intexto | E-ISSN 1807-8583

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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