Bazinga! Consumo e performance sobre The Big Bang Theory no Filmow

Sandra Portella Montardo, Thaís Della Tôrres da Silva

Resumo


Este artigo visa identificar consumo como performance da sitcom The Big Bang Theory no Filmow, site de rede social temático para aficionados por filmes e séries. Para tanto, o referencial teórico aborda, de modo articulado, as relações entre consumo digital, performance e sites de redes sociais temáticos, categorias de análise selecionadas para este estudo. Quanto à metodologia, essa pesquisa consiste em um nível de pesquisa exploratório, via levantamento bibliográfico, documental e aplicação de questionários junto aos usuários. A partir da análise de 698 comentários de usuários da página da sitcom, percebeu-se que, ao contrário do que se observa em sites de redes sociais generalistas, no Filmow, a estrutura do portal parece assegurar alocação de capital social de segundo nível (confiança no ambiente social e institucional), ao invés dos tipos de capital social de primeiro nível (cognitivo, relacional e normativo), que, nesse caso, advém das interações entre os usuários.

Palavras-chave


Consumo digital. Performance. Capital social. Filmow. The Big Bang Theory.

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DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.70-87



Intexto | E-ISSN 1807-8583

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

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