Discurso e imagem: possibilidades metodológicas para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo

Nelson Soares Pereira Junior, Giovandro Marcus Ferreira

Resumo


Sabe-se que as diferentes abordagens desenvolvidas no interior da Análise de Discurso se ocuparam principalmente com práticas discursivas elaboradas a partir de materiais linguísticos, o que tornam bastante consistentes as possibilidades metodológicas voltadas para o estudo de textos verbais, como ocorre com a literatura, o jornalismo impresso ou publicidade, por exemplo. A partir desse cenário, apresentamos os limites e as possibilidades de uma metodologia de análise da imagem fotojornalística, fundamentada em uma visão discursiva da linguagem. Para tanto, o estudo propõe uma metodologia que considera os pressupostos teóricos da Análise de Discurso e as possíveis contribuições da psicologia da percepção, desenvolvidas por Ernst Gombrich para o estudo do fotojornalismo. Tem-se, então, como resultado, um conjunto formado por três categorias de análise do fotojornalismo, que considera as implicações históricas e ideológicas e suas relações com a matéria não verbal na constituição da semiose do jornalismo impresso.

Palavras-chave


Fotojornalismo. Análise de discurso. Enunciação. Posicionamento discursivo. Psicologia da percepção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201739.177-200



Intexto | E-ISSN 1807-8583

Classificação Qualis: B1 - Ciências Sociais Aplicadas, Interdisciplinar, e História | B2 - Planejamento Urbano e Regional | B3 - Antropologia/Arqueologia, e Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 

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