Os espaços de colaboração da audiência ativa no telejornalismo

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior, Kellyanne Carvalho Alves

Resumo


A popularização e o acesso aos dispositivos tecnológicos digitais, à internet e o uso de aplicativos de troca de dados (como Whatsapp e Viber) têm facilitado a colaboração e presença participativa da audiência na mídia televisiva. O telejornalismo vem incorporando aos seus processos e rotinas formas para incluir a presença e participação da audiência ativa. O estudo faz uma análise das experiências feitas nos sites dos telejornais "Bom dia Brasil, “Jornal Hoje” e “Jornal da Globo”, da Rede Globo, com a inserção de práticas de interação entre o campo de produção e a audiência ativa, convidada a ser também coprodutora de conteúdo. Pretende-se apontar pistas sobre o uso destes espaços utilizados como meio mediador dessa interação.


Palavras-chave


Telejornalismo. Colaboração. Audiência ativa. Coprodução.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201739.42-59



Intexto | E-ISSN 1807-8583

Classificação Qualis: B1 - Ciências Sociais Aplicadas, Interdisciplinar, e História | B2 - Planejamento Urbano e Regional | B3 - Antropologia/Arqueologia, e Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: intexto@ufrgs.br

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos