Identidades estereotipadas: análise da representação dos moradores de Joinville no quadro JA nos Bairros / Stereotypical identities: analysis of the representation of the residents of Joinville in “JA nos Bairros”

Maiara Carvalho Batista, Carla Candida Rizzotto

Resumo


O objetivo desse artigo é compreender a maneira como o telejornalismo local representa a identidade do seu público. O corpus da pesquisa é formado por oito edições do quadro JA nos Bairros, exibido no ano de 2015, no programa Jornal do Almoço, transmitido pela RBSTV Joinville. A base teórica está ancorada nas contribuições de Stuart Hall e Bhabha acerca dos conceitos de identidade, globalização e cultura. A análise empírica utiliza como base metodológica os modos de endereçamento, guiados pelos operadores de análise: mediador, contexto comunicativo, pacto sobre o papel do jornalismo e organização temática. A análise identificou que os moradores dos bairros de Joinville são representados de três maneiras: apaixonado, vítima e cidadão.


Palavras-chave


Identidade. Representação. Telejornalismo local.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201738.60-79



Intexto | E-ISSN 1807-8583

Classificação Qualis: B1 - Ciências Sociais Aplicadas, Interdisciplinar, e História | B2 - Planejamento Urbano e Regional | B3 - Antropologia/Arqueologia, e Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: intexto@ufrgs.br