Publicidade e deslocamentos de sentidos na relação masculino/feminino

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Clotilde Perez ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.98-116

Palavras-chave:

Publicidade. Marca. Masculino. Feminino. Contos de fada.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar aspectos da relação entre o feminino e o masculino na contemporaneidade. O corpus é composto por peças publicitárias impressas da série Contos de Melissa, da marca brasileira de calçados femininos Melissa. Para alcançar o objetivo, apresentam-se reflexões sobre marca, fundamentadas em Lipovetsky e Serroy, em Semprini e, por fim, a análise, na perspectiva da semiótica peirciana, da marca enquanto signo e de uma das peças publicitárias. Entre os resultados, vale enfatizar que o resgate do conto de fadas, ainda que subvertido, reatualiza as provas iniciatórias ao nível do imaginário, com o que a marca, via publicidade, propõe a reconstrução dos sentidos e valores que nele habitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunicação em Semiótica pela PUC/SP.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BORGHIERH/LOWE. [Campanha Primavera/Verão 2008 Contos de Melissa]. 2007.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

COELH, Mario; MELISSA. [Cartazes promocionais da Galeria Melissa de Nova York. In: MAXI TENDANCE. Melissa Plastic Dreams: campagne artistique New Yorkaise. 2012 . Disponível em: <http://www.maxitendance.com/2012/10/melissa-plastic-dreams-campagne-new-york.html>. Acesso em: 30 ago. 2016.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 22. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2008.

DIAS, Kadu. Melissa. In: DIAS, Kadu. Mundo das marcas. 2006. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/07/melissa-moda-em-plstico.html>. Acesso em: 30 ago. 2016.

DRIGO, Maria Ogécia. Comunicação e cognição: semiose na mente humana. Porto Alegre: Sulina; Sorocaba: EdUniso, 2007.

DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana C. P. de. Aulas de semiótica peirceana. São Paulo: Annablume, 2013.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GASTALDO, Edison. Gênero em discursos da mídia. Florianópolis: Mulheres, 2005.

GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: UNESP, 1993.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2005.

MAFFESOLI, Michel. Saturação. São Paulo: Iluminuras, 2010.

OLIVEIRA, Heloisa H. de S. F. A construção das relações de gênero na publicidade da cerveja Skol: uma análise sobre consumo, cultura e criatividade. 2014. Dissertação de Mestrado em Comunicação. Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

PEIRCE, Charles Sanders. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Edited by Charles Hartshorne and Paul Weis. Cambridge: Harvard University Press, 1931-1935. 6v.

PEREIRA, Francisco; VERISSIMO, Jorge. A mulher na publicidade e os estereótipos de género. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5. 2007, Braga. Atas. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2007.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Thomson Learning, 2004.

PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan (Org.). Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.9, n. 1. P. 9-21, 2001.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thompson, 2002.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

TODOROV, Tzevtan. Introdução à literatura fantástica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Drigo, M. O., e C. Perez. “Publicidade E Deslocamentos De Sentidos Na relação masculino/Feminino”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 98-116, doi:10.19132/1807-8583201738.98-116.

Edição

Seção

Artigos