A materialidade do livro de bolso e a expansão do público leitor entre os séculos XV e XIX

Autores

  • Willian Eduardo Righini de Souza Universidade de São Paulo
  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

História do Livro. Livro Popular. Materialidade.

Resumo

Este artigo apresenta, por meio de uma revisão de literatura, algumas das principais iniciativas desde a invenção da imprensa que buscaram ampliar o consumo de livros e/ou diversificar o seu público leitor utilizando a sua edição, o que permitiu, entre outras coisas, o surgimento do livro de bolso. Como resultado, sustentamos que, apesar da popularização e massificação do livro ter ocorrido somente no século XIX, as intervenções editoriais desenvolvidas nesse período com a finalidade de alcançar classes antes não leitoras já eram aplicadas há alguns séculos.

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Biografia do Autor

Willian Eduardo Righini de Souza, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo.

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

Professora Doutorado do Curso de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filolofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicação e Artes - USP.

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Publicado

2012-12-17

Como Citar

Souza, W. E. R. de, e G. Crippa. “A Materialidade Do Livro De Bolso E a expansão Do Público Leitor Entre Os séculos XV E XIX”. Intexto, nº 27, dezembro de 2012, p. 89-107, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/33465.

Edição

Seção

Artigos