Jornalismo e exclusão: notas para análise comparativa entre dois padrões de coberturas das questões sociais da infância e juventude

Autores

  • Leonel Aguiar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Vinicius Neder Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Teorias do jornalismo. Crianças. Exclusão social.

Resumo

Apresentam-se aqui resultados parciais de pesquisa sobre as práticas jornalísticas na cobertura sobre a exclusão social de crianças e adolescentes, sugerindo a hipótese de que o “noticiário factual” está aquém de “parâmetros mínimos”, na comparação com “reportagens especiais”. A hipótese emerge de análise baseada, no primeiro plano, no monitoramento da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e, no segundo, em reportagem do jornal O Globo vencedora do Prêmio Esso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Aguiar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação Social e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Vinicius Neder, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

Aguiar, L., e V. Neder. “Jornalismo E exclusão: Notas Para análise Comparativa Entre Dois Padrões De Coberturas Das Questões Sociais Da infância E Juventude”. Intexto, nº 23, dezembro de 2010, p. 209-22, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/12806.

Edição

Seção

Artigos