Tambor, a comunicação ancestral: Imagens, estéticas e rupturas epistemológicas em uma Comunidade Terreira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.72877Resumo
A partir de uma experiência de pesquisa compartilhada, buscamos refletir neste artigo sobre a realização do R’Gongo, mostra de cultura negra da Comunidade Terreira Ilê Asè Iyemonja Omi Olodô - Vila São José, Porto Alegre/RS. Tendo como mote o “Tambor, a comunicação ancestral”, a edição do evento no ano de 2015 homenageia o alabê Mestre Borel e celebra a centralidade do Ngoma (Tambor, em língua banto) nas mais diversas manifestações da cultura de matriz africana, sobretudo na religiosidade. A realização do R’Gongo 2015, mediada pelo processo de registro e produção narrativa em vídeo, a partir de demanda da própria comunidade, revela a importância deste complexo ritual como momento de reflexão da comunidade sobre sua cultura, suas tradições, sua cosmopolítica.
Palavras-chave: Cultura Negra. Religiões de matriz africana. Tambor. Ancestralidade. Porto Alegre.
Drum, the ancestral communication: Images, aesthetics and epistemological ruptures in a terreira community
Abstract
Starting form an experience of shared ethnographic research, in this article we intend to think about the realization of the R’Gongo, a cultural festival performed by the community of Ilê Asè Iyemonja Omi Olodô – situated in Vila São José, in the city of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil. Having as its theme “Drums, the ancestral communication”, the 17th edition of the event pays homage the alabê (religious drummer) Mestre Borel and celebrates the centrality of the Ngoma (drum, in Bantu language) in the most diverse manifestations of African origin culture, overall in religiosity. The realization of the R’Gongo in the year of 2015, mediated by the process of its register and narrative composition in video, reveals the importance of this ritual complex as a moment for the community to reflect over its own culture, its traditions and its cosmopolitics.
Key words: Black culture. Religions of African origin. Drums. Ancestry. Porto Alegre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.