A (cosmo)lógica das relações humano-animais nas religiões afro-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.69983Resumo
Este artigo discute como as religiões afro-brasileiras operam modos de imanência do sagrado em suas relações entre humanos e animais. O agenciamento de substâncias, como o sangue do sacrifício animal e de outros elementos constituem a composição de pessoas e de outros entes nestas religiões. Este trabalho advém de implicações etnográficas que surgiram durante uma pesquisa de doutorado junto a dois terreiros de Linha Cruzada situados no interior do Rio Grande do Sul. Os humanos apreendem territórios, potências, forças por meio das relações com extra-humanos que, necessariamente, também participam das relações. As formas de existência possíveis não tomam apenas o aspecto humano em detrimento das outras formas (animais, objetos, entidades, etc) e dizem respeito a devires (devir-animal do humano e, também, das entidades; devir-mulher; devires-imperceptíveis), segundo o entendimento deleuzo-guattariano, ocorrendo modos de existência cosmológicos abertos às diferenças constantes e intensivas, que percorrem corpos e mentes.
Palavras-chave: Cosmopolítica. Corpo. Religiões Afro-Brasileiras. Devir.
The cosmo-logic of human-animal relationships in afro-brazilian religions
Abstract
The focus of this article is to discuss how afro-brazilian religions operate sacred ways of immanency in relationship between humans and animals. The substances agency, like the animal sacrifice blood and others, form the people and others entities in these religions. This study comes from ethnographic involvement along a doctoral research next two Linha Cruzada’s terreiros from Rio Grande do Sul. The human apprehend territories, potencies, intensities through extra-human relationships that, necessarily, participate in these relations. The possible forms of existence not only assume the human aspect over other forms (animals, objects, entities) and involve becomings (the human becoming animal and the entities becoming animal; becoming woman; becoming imperceptible), according to Deleuze and Guattari understanding. These also enable cosmo-ontological modes of existence opened to the constant and intensive differences that cover bodies and minds.
Keywords: Cosmopolitics. Body. Afro-Brazilian religions. Becoming.
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