Canudos: a "Essência" do Sertão Baiano

Autores

  • Lídia Cardel Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.64564

Resumo

Busca-se, neste artigo, analisar o documentário Paixão e Guerra no Sertão de Canudos, de autoria do Cineasta Antônio Olavo, a partir da eficácia instrumental do cinema documentário como um veículo potencializador de discursos críticos sobre eventos e representações sociais. Tem-se como objetivo refletir, por meio de uma obra fílmica, o evento da saga conselheirista como um processo demarcador da cisão do urbano e do rural no pensamento social brasileiro.

Palavras-chave: Cinema Documentário. Sertão. Intersecção Urbano-Rural. Movimento Conselheirista.

Canudos: The “Essence” of Sertão Baiano (Bahian Backlands) 

Abstract

In this article, it is sought to analyse the documentary “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (Passion and war at Canudos’ Backland), written by the filmmaker Antônio Olavo, from the perspective of the instrumental efficacy of Documentary Cinema, as a potentializing vehicle of critical speech over events and social representations. It is taken as an objective in this article to reflect upon a filmic work over the event of the Conselheiro’s saga (Antônio Conselheiro and his followers’ movement). This work aims at such saga as a landmark in the breach process between urban and rural in Brazilian social thinking.

Keywords: Documentary Cinema. Sertão (Backlands). Rural-Urban Intersection. Conselherista Movement.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-08

Como Citar

CARDEL, L. Canudos: a "Essência" do Sertão Baiano. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 17, n. 41, 2016. DOI: 10.22456/1984-1191.64564. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/64564. Acesso em: 17 abr. 2024.