Imagens e identidades em diálogo: Reflexos da"imagem-ação"
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.49358Resumo
Partindo de pressupostos da Antropologia reflexiva, busca-se revelar aspectos do universo imagético decorrentes da etnografia realizada pela autora na Tenda Nossa Senhora da Guia, terreiro de Umbanda situado em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Os princípios basilares norteadores, dentre outros, foram: reconhecimento da experiência etnográfica como importante dado de pesquisa; foco na relação estabelecida entre pesquisador e nativo; intersubjetividade e crítica da assimetria dessa relação como elemento crucial da perspectiva contemporânea da prática etnográfica. Por meio da linguagem textual e imagética, foi construída uma narrativa que destaca o interesse recíproco pelo campo das imagens assim como seu poder mediador, simbólico e histórico. Observou-se que, no decurso da pesquisa e pela intermediação imagética, houve empoderamento identitário de ambos os atores sociais envolvidos. Este artigo relata de que forma as fotografias tiradas no processo de pesquisa foram, paulatinamente, incorporadas como personagens à história, cosmologia e panteão de ancestrais que compõem a identidade do terreiro estudado.
Palavras-chave: Antropologia reflexiva. Antropologia visual. Religiões afro-brasileiras. Identidade. Etnografia.
Images and identities in dialogue: reflections of "image-action"
Abstract
From the assumptions of reflexive anthropology, we seek to reveal aspects of imagistic universe arising from ethnography done by the author in the Tenda Nossa Senhora da Guia Umbanda terreiro located in Corumbá, Mato Grosso do Sul. The guiding basic principles, among others, were: recognition of the ethnographic experience as important as research data, focusing on the relationship between researcher and native; intersubjectivity and critic of the asymmetry of this relationship as a crucial element of the contemporary perspective of ethnographic practice. By textual and imagistic language, was constructed a narrative that highlights the mutual interest in the field of images as well as their mediator, symbolic and historical power. It was observed that, during the search and by the imagetic intermediation, there was identity empowerment of both the social actors involved. This article reports how the photographs taken in the research process were gradually incorporated as characters to the story, cosmology and pantheon of ancestors that make up the identity of the fieldwork.
Keywords: Reflective anthropology. Visual anthropology. African-brazilian religions. Identity. Ethnography.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.