Experiência de 20 anos em adrenalectomia videolaparoscópica

Renata Bruna Garcia dos Santos Gatelli, Alceu Migliavacca, José Ricardo Guimarães, Diego da Fonseca Mossmann, Leandro Totti Cavazzola

Abstract


Introdução: As operações na glândula adrenal são realizadas para determinadoscânceres, todas as massas biologicamente ativas, metástases, massas com mais de 4-5 cm encontradas incidentalmente e hiperplasia adrenal primária.

Métodos: Estudo transversal edescritivo. Foram analisados os prontuários dos pacientes submetidos a adrenalectomia videolaparoscópica entre agosto de 1994 e novembro de 2014.

Resultados: Foram realizadas 146 adrenalectomias videolaparoscópicas. Em 134 casos, foi realizada com sucesso, mas em 12 casos (8,2%), o procedimento foi convertido. Foram 97 pacientes do sexo feminino e 49 do sexo masculino, com idade variando de 9 a 81 anos (média de 46,7 anos). Foram removidas 56 adrenais direitas, 75 esquerdas e 15 bilaterais. O tamanho médio das adrenais foi de 5,7 cm, variando de 0,9 a 15 cm. A mediana do tempo de internação hospitalar pós-operatória foi de 4,5 dias. A mediana do tempo de cirurgia foi de 144 minutos. Houve complicações em22,5% dos casos (maiores – casos em que houve conversão para cirurgia aberta, necessidade de reinternação hospitalar e óbito– e menores), sendo 10,9% complicações intraoperatórias e 11,6% pós-operatórias. Apenas sete (4,7%) pacientes foram considerados complicações maiores.

Conclusão: A cirurgia realizada em nosso serviço está de acordo com o descrito na literatura, com taxas aceitáveis de complicações, com motivos de conversão compatíveis e com as indicações totalmente aceitáveis e condizentes.A adrenalectomia videolaparoscópica é a cirurgia de escolha para patologias cirúrgicas da glândula adrenal, exceto em casos de carcinoma adrenal localmente invasivo com comprometimento de outras estruturas.

Palavras-chave: Glândulas suprarrenais; adrenalectomia; laparoscopia


Keywords


Glândulas suprarrenais; adrenalectomia; laparoscopia



Copyright (c) 2017 Clinical & Biomedical Research

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:

  

 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.