O papel do fator nuclear eritróide 2 relacionado ao fator 2 (Nrf2) no diabetes mellitus

Autores

  • Gabriela Fernandes Hahn Programa de Pós-Graduação em Biociências, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Jarbas Rodrigues de Oliveira Departamento de Ciências Fisiológicas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil
  • Patricia Martins Bock FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara, Rio Grande do Sul, Brasil. Laboratório de Fisiopatologia do exercício, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Complicações do diabetes, estresse oxidativo, antioxidantes, inflamação, obesidade

Resumo

O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica complexa. Sua etiologia é atribuída a uma combinação entre fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Contudo, sabe-se que o estresse oxidativo desempenha papel crucial na patogênese do DM, acarretando em disfunção das células β pancreáticas e resistência à insulina. Neste contexto, o fator nuclear eritroide 2 relacionado ao fator 2 (Nrf2) é considerado o regulador mestre da resposta antioxidante do organismo, sendo um mecanismo de importância crítica para a manutenção da homeostase e sobrevivência celular. Todavia, a função do Nrf2 não se limita somente à resposta antioxidante. Ao interagir com outras vias metabólicas, o Nrf2 possui importante papel na regulação do metabolismo, atuando no metabolismo dos lipídios, manutenção da glicemia, resposta inflamatória, entre outros. Entretanto, a exata relação do Nrf2 com outras vias metabólicas ainda não é totalmente conhecida. Contudo, sabe-se que o comprometimento da função do Nrf2 é evidente na fisiopatologia do DM bem como no desenvolvimento de suas complicações clínicas. A ativação do Nrf2 protege contra os danos mediados pelo DM, podendo ser adequada uma intervenção exógena para aumentar a sua atividade.

Palavras-chave: Complicações do diabetes; estresse oxidativo; antioxidantes; inflamação; obesidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Fernandes Hahn, Programa de Pós-Graduação em Biociências, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Biomédica, mestranda em Biociências.

Jarbas Rodrigues de Oliveira, Departamento de Ciências Fisiológicas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Farmacêutico, Doutor em Farmácia pela Universidade de Barcelona.

Patricia Martins Bock, FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara, Rio Grande do Sul, Brasil. Laboratório de Fisiopatologia do exercício, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Farmacêutica, Doutora em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

1.
Hahn GF, Oliveira JR de, Bock PM. O papel do fator nuclear eritróide 2 relacionado ao fator 2 (Nrf2) no diabetes mellitus. Clin Biomed Res [Internet]. 29º de setembro de 2017 [citado 19º de março de 2024];37(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/73884

Edição

Seção

Artigos de Revisão