Revisão sistemática sobre a epidemiologia das doenças cardiovasculares e respiratórias e suas associações com a poluição do ar em Vitória/ES

Sergio Tufik, Gabriel Natan Pires, Lenise Jihe Kim, Priscila Tempaku, Rachel Albuquerque, Monica Levy Andersen

Abstract


Introdução: A poluição do ar é um importante fator ambiental relacionado a doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e respiratórias. Essa relação torna-se importante em cidades com alta atividade industrial, como Vitória/ES. Esta pesquisa utilizou três revisões sistemáticas (RSs) distintas para avaliar a epidemiologia das doenças cardiovasculares (RS1), a epidemiologia das doenças respiratórias (RS2) e a associação entre poluição do ar e doenças cardiorrespiratórias (RS3) na cidade de Vitória.

Métodos: A busca bibliográfica considerou três bases de dados (PubMed, Scopus e LILACS). Foi estabelecida uma quantidade mínima de três estudos para a condução de metanálises. A heterogeneidade de cada análise foi calculada pelo índice I2 .

Resultados: A busca bibliográfica resultou em 1.205 registros, dos quais 27 foram incluídos – 17 na RS1, cinco na RS2 e cinco na RS3. Apenas dois desfechos puderam ser avaliados por meio de metanálises: prevalência de hipertensão e prevalência de asma em crianças. Estima-se uma prevalência de 34% (IC95%: 24-45) de hipertensão e de 12% (IC95%: 1-32) de asma em crianças. Os poluentes mais avaliados foram MP10 e SO2 , para os quais não se pôde realizar metanálises. Todas as análises apresentaram baixo número de registros incluídos e alta heterogeneidade.

Conclusão: Há poucos dados disponíveis sobre a associação de doenças cardiorrespiratórias e poluição ambiental em Vitória. A heterogeneidade, a diversidade de desfechos e a baixa quantidade de estudos impediram a condução de análises mais profundas e limitaram o poder de síntese e conclusão dessas revisões, impossibilitando uma avaliação adequada dos objetivos propostos. São necessários mais estudos epidemiológicos com amostras de grande porte e representativas para que se tenha resultados conclusivos sobre a relação entre poluição ambiental e doenças cardiorrespiratórias em Vitória.

Palavras-chave: Doenças cardiovasculares; doenças respiratórias; poluição do ar; medicina ambiental; revisão sistemática


Keywords


Doenças cardiovasculares; doenças respiratórias; poluição do ar; medicina ambiental; revisão sistemática



Copyright (c) 2017 Clinical & Biomedical Research

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.