Hiperinsuflação pulmonar com ventilador mecânico como manobra de higiene brônquica

Autores

  • Elisa da Luz Adorna
  • Wagner da Silva Naue
  • Fernando Nataniel Vieira
  • Alexandre Simões Dias
  • Silvia Regina Rios Vieira

Palavras-chave:

Ventilação mecânica, centro de terapia intensiva, ventilação pulmonar, modalidades de fisioterapia, terapia respiratória, mecânica da respiração.

Resumo

Introdução: Um dos objetivos da ventilação mecânica (VM) é a aplicação de terapêuticas específicas na higiene brônquica, como a hiperinsuflação mecânica com o ventilador. Terapêutica está visa promover a expansão das unidades atelectasiadas através dos canais colaterais, favorecendo o deslocamento da secreção pulmonar das vias aérea periféricas para as centrais. Objetivos: Comparar a segurança e eficácia da técnica de hiperinsuflação com ventilador mecânico na quantidade de secreção pulmonar aspirada com a técnica de aspiração isolada, através da avaliação dos parâmetros ventilatórios e hemodinâmicos e da quantidade de secreção pulmonar aspirada antes e após as manobras e entre elas. Métodos: Ensaio clínico randomizado cruzado, desenvolvido no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A amostra constituiu-se de 23 pacientes em VM. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre as manobras quanto à quantidade de secreção aspirada e valores hemodinâmicos e ventilatórios. A pressão arterial média (PAM) teve um aumento significativo após a manobra de aspiração, mas sem relevância clínica. Conclusão: A hiperinsuflação com o ventilador mecânico é uma técnica segura e tão eficaz quanto à aspiração isolada como técnica de higiene brônquica.

Palavras-chave: Ventilação mecânica; centro de terapia intensiva; ventilação pulmonar; modalidades de fisioterapia; terapia respiratória; mecânica da respiração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

1.
da Luz Adorna E, da Silva Naue W, Nataniel Vieira F, Simões Dias A, Rios Vieira SR. Hiperinsuflação pulmonar com ventilador mecânico como manobra de higiene brônquica. Clin Biomed Res [Internet]. 17º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];36(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/65848