Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.

Autores

  • Alethéia Peters Bajotto Laboratório de Bioética/HCPA
  • Adriana Witter
  • Sati Jaber Mahmud GHC
  • Sergio Sirena GHC
  • José Roberto Goldim HCPA

Palavras-chave:

Saúde Pública, Idoso, Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o perfil dos pacientes idosos que participaram do Programa de Atenção Domiciliar da equipe do Grupo Hospital Conceição, nos anos de 2009 e 2010.

Métodos: O estudo caracteriza-se por ser descritivo, transversal e quantitativo com base em pesquisa em banco de dados do PAD (Programa de Atenção Domiciliar), no período de 2009 e 2010. 

Resultados: maioria dos usuários do serviço é do sexo feminino, com idades variando de 60 a 98 anos, média de internação em torno de 25 a 30 dias. Áreas de maior complexidade utilizam mais o serviço de internação domiciliar (Medicina Interna, Emergência, Cardiologia) e os pacientes estão vinculados principalmente às unidades básicas do IAPI, Sarandi e Passo das Pedras.

Conclusões: houve um crescimento no número de internação de idosos pela equipe do PAD – o que demonstra o aumento na demanda associado ao reconhecimento do serviço. Porém, a média de dias de internação dos pacientes diminuiu, demonstrando provavelmente, maior eficiência do serviço.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alethéia Peters Bajotto, Laboratório de Bioética/HCPA

Fisioterapeuta, Doutoranda Ciências Médicas, Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência (LAPEBEC)/HCPA

Downloads

Publicado

2012-10-20

Como Citar

1.
Bajotto AP, Witter A, Mahmud SJ, Sirena S, Goldim JR. Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de outubro de 2012 [citado 18º de março de 2024];32(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>