Cogumelos comestíveis: uso, conservação, características nutricionais e farmacológicas

Autores

  • Joice Vinhal Costa Orsine Instituto Federal Goiano - campus Urutaí
  • Luíssa Marques Brito ESCS
  • Maria Rita Carvalho Garbi Novaes UnB e ESCS

Palavras-chave:

Alimento funcional, Suplementos dietéticos, Hábitos alimentares

Resumo

É crescente o interesse na produção e consumo de cogumelos devido às suas qualidades nutricionais e terapêuticas, o que tem estimulado sua utilização como alimento funcional e como coadjuvante no tratamento de enfermidades como o câncer. O presente trabalho tem por objetivo discutir o uso de cogumelos como alimento e com fins medicinais pela população através da apresentação de trabalhos publicados, considerando a composição química e nutricional, aspectos farmacológicos e tóxicos para o uso seguro em seres humanos. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa em bases eletrônicas Lilacs, Sciello, Medline, PubMed e Cochrane. Foi possível verificar que os cogumelos apresentam interessantes características nutricionais devido ao alto teor de proteínas e fibras alimentares, baixo teor de lipídeos e fonte considerável de sais minerais. Possuem diversas substâncias com atividade antioxidante, como a Vitamina C, Vitamina E e polifenóis. Dentre as substâncias com interesse na medicina, está o ergosterol, precursor da Vitamina D, que possui ação em enfermidades ósseas, como raquitismo e osteoporose. Na profilaxia e tratamento do câncer, foram observados possíveis efeitos anticarcinogênicos e antimutagênicos, proporcionados por glucanas, arginina, proteoglucanas, glutamina, lectina. Como não estão incluídos nas práticas alimentares da maioria da população do Brasil, muitos estudos estão sendo realizados no intuito de desenvolver formulações com adição de cogumelos, tornando os alimentos mais saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Vinhal Costa Orsine, Instituto Federal Goiano - campus Urutaí

Engenheira de alimentos; Engenheira de Segurança do Trabalho. Mestre em Higiene e Tecnologia de Alimentos. Doutoranda em Ciências da Saúde (UnB).

Luíssa Marques Brito, ESCS

Estudante de Medicina

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, UnB e ESCS

Prof. Dra. da ESCS e da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UnB.

Downloads

Publicado

2013-01-23

Como Citar

1.
Orsine JVC, Brito LM, Novaes MRCG. Cogumelos comestíveis: uso, conservação, características nutricionais e farmacológicas. Clin Biomed Res [Internet]. 23º de janeiro de 2013 [citado 28º de março de 2024];32(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/29231

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)