A influência da hospitalização no desenvolvimento motor de bebês internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Autores

  • Carolina Panceri HCPA
  • Keila Ruttnig Guidoni Pereira Escola Superior de Educação Física - UFRGS
  • Nadia Cristina Valentini Departamento de Educação Física - UFRGS
  • Regina Helena Alves Salazar Sikilero Serviço de Recreação Terapêutica - HCPA

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, atividade motora, lactente, criança hospitalizada

Resumo

Objetivos: Avaliar o desenvolvimento motor de bebês internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) por mais de 30 dias e compará-lo com bebês que não tiveram internações hospitalares anteriores.

Método: Estudo transversal e comparativo no qual participaram 12 bebês (entre 4 e 15 meses de idade) divididos em dois grupos pareados de acordo com a idade corrigida e renda familiar: GH – 6 bebês internados pelo período mínimo de 30 dias na Unidade de Internação Pediátrica do HCPA; e GC – 6 grupo controle, bebês provenientes de escolas de educação infantil. Para avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA).

Resultados: Os bebês do GH apresentaram desempenho motor inferior aos bebês do GC nos escores de todas as posturas, escore bruto, percentil e categorização. Porém, foi verificada diferença estatisticamente significativa apenas para comparação nos valores do percentil da EMIA. No GH, nenhum bebê apresentou desenvolvimento adequado, sendo que 83,3% apresentaram atraso e 16,7% suspeita de atraso; enquanto o GC, 50% dos bebês apresentaram desenvolvimento adequado, 33,3 suspeita de atraso e 16,7% atraso.

Conclusão: Os resultados sugerem que a hospitalização influenciou negativamente o desenvolvimento motor dos bebês internados no HCPA. No entanto, o fator hospitalização não deve ser considerado o único responsável pelo comprometimento motor dos lactentes, considerando que outras variáveis podem estar envolvidas e também são apontadas como fatores de risco ao desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

1.
Panceri C, Pereira KRG, Valentini NC, Sikilero RHAS. A influência da hospitalização no desenvolvimento motor de bebês internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de julho de 2012 [citado 28º de março de 2024];32(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25819

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)