Uso de Hipoglicemiantes e Adesão à Terapia por Pacientes Diabéticos Atendidos no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Kim Suso dos Santos Faculdade de Farmácia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Paula Engroff Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Luísa Scheer Ely Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Rosana R. Freitas Faculdade de Farmácia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Yukio Moriguchi Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Geraldo Attilio De Carli Instituto de Geriatria e Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Fernanda Bueno Morrone Faculdade de Farmácia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Adesão à Medicação, Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: A incidência de Diabetes Melito atinge proporções epidêmicas fazendo com que sua prevenção seja uma prioridade de saúde pública. Programas de Atenção Farmacêutica vêm se destacando como instrumentos no cuidado dos pacientes diabéticos.

Objetivo: Avaliar o uso de hipoglicemiantes e a adesão à terapia por pacientes diabéticos atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Métodos: Foi realizado um estudo transversal. Utilizou-se um questionário farmacoterapêutico e avaliaram-se os valores de glicemia capilar, colesterol, triglicerídeos, hemoglobina glicada, pressão arterial e índice de massa corporal. Foi avaliada a existência dos Problemas Relacionados com Medicamentos.

Resultados: Foram entrevistados 52 pacientes diabéticos, com idade média de 69,2±10,8 anos para as mulheres e 67,8 ±10,9 anos para os homens. Os valores de hemoglobina glicada mostraram diferença significativa (P<0,001) entre os sexos e o índice de massa corporal mostrou-se acima dos valores normais. Verificou-se que 51,9% dos pacientes utilizava mais de 5 medicamentos e 48,1% eram pouco aderentes à terapia. Encontrou-se 21 potenciais interações medicamentosas.

Conclusão: Este estudo mostra a relevância do acompanhamento farmacoterapêutico à pacientes diabéticos e a importância do comprometimento de toda a equipe de saúde para desenvolver e acompanhar o plano terapêutico desses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-13

Como Citar

1.
dos Santos KS, Engroff P, Ely LS, Freitas RR, Moriguchi Y, De Carli GA, Morrone FB. Uso de Hipoglicemiantes e Adesão à Terapia por Pacientes Diabéticos Atendidos no Sistema Único de Saúde. Clin Biomed Res [Internet]. 13º de dezembro de 2010 [citado 19º de março de 2024];30(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/16927

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)