Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres com câncer de mama atendidas em um serviço de mastologia no interior do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Flávia Cristina Zanchin UCS
  • Josiane Siviero PUCRS
  • Jacqueline Schaurich dos Santos UFRGS
  • Ana Carolina Pio da Silva UFRGS
  • Renato Luis Rombaldi Hospital Geral de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Câncer de Mama, estado nutricional, consumo alimentar

Resumo

RESUMO

Introdução: O câncer de mama (CM) é uma neoplasia de grande incidência entre as mulheres, sendo que, tanto seu aparecimento como sua evolução, pode estar relacionado a fatores dietéticos e antropométricos.

Objetivo: Avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de pacientes com CM, atendidas em um serviço de mastologia no interior do Rio Grande do Sul.

Métodos: Estudo transversal em 50 mulheres com diagnóstico de CM sendo analisados: dados reprodutivos, tempo de diagnóstico, estilo de vida, dados antropométricos e consumo alimentar, com análise estatística do software SPSS e do Teste Exato de Fischer.

Resultados: Observou-se que 90% da população estudada apresentavam idade >40 anos, 68% encontravam-se na pós-menopausa, 70% estavam em etapa pós-tratamento e que 84% nunca ingeriam bebidas alcoólicas. A análise estatística demonstrou freqüência elevada de sobrepeso/obesidade (72%) com IMC médio de 28,6±5,6Kg/m² e alta prevalência de sedentarismo (72%). A média diária de consumo energético foi de 1413,7Kcal/dia; sendo 27,3% de lipídeos totais e 8% de gorduras saturadas. O consumo de fibras, vitamina A, C e E e selênio apresentaram-se abaixo das recomendações nutricionais. Foi encontrada preferência por leite integral e carne vermelha, consumo diminuído de frutas e pouca variedade na ingestão de verduras.

Conclusão: Houve alta prevalência de sobrepeso/obesidade em mulheres na pós-menopausa, alto índice de sedentarismo e baixo consumo de micronutrientes. Também foi encontrado grande número de mulheres sobreviventes de CM. Estes achados são importantes para o estabelecimento de ações de intervenção nutricional que ajude no prognóstico e na prevenção de recorrência tumoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

1.
Zanchin FC, Siviero J, dos Santos JS, da Silva ACP, Rombaldi RL. Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres com câncer de mama atendidas em um serviço de mastologia no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Clin Biomed Res [Internet]. 31º de outubro de 2011 [citado 28º de março de 2024];31(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14728

Edição

Seção

Artigos Originais