Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde

Autores

  • Maria Elizabete Jimenes de Campos FMRP-USP
  • Vanessa Raquel Coimbra Ribeiro FMRP-USP
  • Telma Regina Silva Poloni Faculdade de Ciências Farmacêuticas RP-USP
  • Luiz Ernesto Troncon FMRP-USP
  • José Fernando Castro Figueiredo FMRP-USP
  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Palavras-chave:

Ensino, Formação

Resumo

Introdução: No passado, idealmente, o Professor de Ciências da Saúde deveria ser conferencista exímio e ter grande competência profissional. Atualmente, os papéis de um “bom professor” são mais amplos. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar se este novo conceito está disseminado entre pós-graduandos, coletando suas opiniões sobre o valor de múltiplos papéis.

Métodos: Opiniões de 92 pós-graduandos foram colhidas por meio de questionário, autoadministrado, contendo 13 itens relacionados com as principais atribuições do Professor de Ciências da Saúde: administrador institucional; avaliador de alunos; avaliador de cursos; captador de recursos materiais externos para a instituição; gerador de novos conhecimentos; membro ativo da estrutura universitária; modelo de atitudes, valores e crenças; planejador de cursos/currículos; produtor de material didático; profissional hábil e competente; provedor de informações na prática médica; provedor de informações para o aluno em aulas formais; tutor/facilitador. As respostas foram registradas em escala Likert de 5 pontos, sendo o ponto 1 correspondente a “sem importância” e o ponto 5 a “muito importante”.

Resultados: O papel mais valorizado foi o de “gerador de novos conhecimentos”, seguido dos papéis de “avaliador de alunos” e de “provedor de informações em aulas formais”. E os menos valorizados foram: “tutor”, “modelo de atitudes, valores e crenças” e “captador de recursos para a instituição”.

Conclusão: Os resultados indicam que há necessidade de inclusão, nos Programas de Pós-Graduação, de maior número de atividades formativas que ampliem a visão dos mestrandos e doutorandos sobre os múltiplos papéis do moderno professor de ciências da saúde.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Jimenes de Campos, FMRP-USP

Mestre em Ciências Médicas, Programa de Pós Graduação em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (PG-ROO) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Vanessa Raquel Coimbra Ribeiro, FMRP-USP

Aluna do PG-ROO – FMRP-USP.

Telma Regina Silva Poloni, Faculdade de Ciências Farmacêuticas RP-USP

Aluna do Programa de Pós-Graduação Biociências aplicadas à Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirâo Preto – USP.

Luiz Ernesto Troncon, FMRP-USP

Professor Titular do Departamento de Clínica Médica, Divisão de Gastroenterologia, da FMRP-USP. membro do Grupo de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP

José Fernando Castro Figueiredo, FMRP-USP

Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica, Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais, da FMRP-USP, falecido em 02 de dezembro de 2009. Ex-membro do Grupo de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP

 

Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP-USP

Professora Titular do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Área de Oftalmologia. Membro do Grupo de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP.

Downloads

Publicado

2010-07-26

Como Citar

1.
Jimenes de Campos ME, Coimbra Ribeiro VR, Silva Poloni TR, Troncon LE, Figueiredo JFC, Veronese Rodrigues M de L. Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde. Clin Biomed Res [Internet]. 26º de julho de 2010 [citado 28º de março de 2024];30(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14093

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.