Atitude de arte, arte da atitude: o Dandismo performático de Gilbert & George

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.70909

Palavras-chave:

Atitude. Elegância. Dandismo. Corpo-Artístico. Esculturas-Vivas.

Resumo

O artigo trata da relação entre o Dandismo e o trabalho de performance desenvolvido por Gilbert & George. Pretendemos demonstrar como a ideia da escultura-viva se alinhava à rigorosa disciplina da tecnologia de si, por meio da qual os artistas transcendiam o processo de representação da cena. Apresentaremos como as noções da atitude de arte e arte da atitude introduzidas na performance por Gilbert & George se associavam aos processos de subjetivação do Dandismo que conferiam à vida um caráter estético. Esta prática corporal introduzida na arte contribuiu para se pensar uma atitude pós-dramática. Pretendemos apontar como o Dandismo se relaciona no trabalho performático de Gilbert & George com o processo de “des-dramatização”, sendo, em parte, responsável por reorganizar os padrões perceptivos da cena e a relação do artista com o seu próprio corpo. Nossa hipótese parte da questão do corpo-artístico, observando como as práticas do cultivo do si contribuem para a reinvenção do artista como obra de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Oliveira Adverse, Universidade do Estado de Minas Gerais — UEMG, Belo Horizonte /MG

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1997. Trabalha com pesquisas sobre a arte, o design e a moda a partir de investigações sobre a filosofia da arte e estética. Desenvolve trabalhos propondo diálogos entre a arte, a moda e o design por meio de suportes diferenciados como os livros de artista, o vestuário, o design de superfície, o desenho e por registros documentais fotográficos.

Referências

BALZAC, Honoré de; BAUDELAIRE, Charles; D’AUREVILLY, Barbey. Manual do Dândi: a vida com estilo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

BAUDELAIRE, Charles. Meu coração desnudado. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. São Paulo: Iluminuras, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CAMUS, Albert. L’homme revolté. Paris: Gallimard, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1997.

DUARTE, Pedro. O estilo do tempo: romantismo e estética moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

FLORENSAC, Jean. Les Dandys. Paris: Éditions le Chat Rouge, 2013.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2013.

JONES, Amelia. Clothes make the man: the male artist as a performative function. Oxford Art Journal, Oxford, v. 18, n. 2, p. 18-32, 1995.

JONQUET, François. Gilbert & George: intime conversation avec François Jonquet. Paris: Denoël, 2004.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

ADVERSE, A. O. Atitude de arte, arte da atitude: o Dandismo performático de Gilbert & George. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.70909. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/70909. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes